Pagina do Violao 
  corner   



Página Inicial

Arquivos


Noticias, dicas e informaçoes sobre o violao brasileiro e internacional. e-mail: paginadoviolao@bol.com.br Lista de Discussao: http://br.groups.yahoo.com/group/ paginadoviolao/

 

terça-feira, agosto 26, 2003

 
Paulo Bellinati grava novo cd com Harvey Wainapel

No último verão, enquanto ensinavam no California Brazil Summer Camp em Cazadero, o violonista Paulo Bellinati e o clarinetista Harvey Wainapel decidiram gravar um CD de choro. Eles pediram a músicos amigos para compor novas músicas para o duo, acrescentaram algumas de suas próprias criações, alguns choros que admiravam e gravaram tudo mês passado no Brasil.

 
Recitais de Paulo Pedrassoli esta semana no RJ

27 de agosto, quarta-feira, às 18:00, Paulo Pedrassoli recebe Guinga na abertura da série “Os violonistas”, da UERJ CLÁSSICA. O recital acontece no Teatro Noel Rosa, no campus da UERJ, com entrada franca. No programa, o encontro da música de Villa-Lobos (na interpretação de Pedrassoli) com o universo sonoro de Guinga, um dos mais representativos compositores da música popular brasileira atual, ele próprio intérprete de suas composições para violão solo. No fim, os dois violonistas celebram a tradição do violão brasileiro tocando juntos “Igreja da Penha” e “Dichavado”, de Guinga.

28 de agosto, quinta-feira, às 15:00h, o Duo Pedrassoli & Gouvêa toca no SESC- Niterói (R. Padre Anchieta, 56), com entrada franca. No programa, obras para dois violões de Radamés Gnattali e Astor Piazzola.

29 de agosto, sexta-feira, às 12:30h, Paulo Pedrassoli apresenta o recital solo “Caminhos do Violão Brasileiro”, com obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Vieira Brandão e Roberto Victorio, no Museu Histórico Nacional (Praça Quinze). A entrada é franca.






sexta-feira, agosto 22, 2003

 
Paulo Martelli se apresenta hoje na Sala Cecília Meireles (RJ)

Recital com Paulo Martelli, no programa obras de Geraldo Vespar, Egberto Gismonti e Astor Piazzolla, entre outros. Sala Cecília Meireles: Largo da Lapa 47, Centro - 2224-3913. Sex, às 19h. R$10.

 
Camerata de Violôes na rádio MEC-FM (Rio e Janeiro)


Nesta sexta-feira, dia 22 de agosto, às 17:00h, o programa SALA DE CONCERTO recebe a Camerata de Violões CBM num recital transmitido AO VIVO pela RÁDIO MEC-FM (Rio de Janeiro). Sintonize a MEC-FM (98,9 kHz) no horário mencionado.
No programa, só música brasileira. Obras de Mignone, Lorenzo Fernândez, Santoro, Cruz, entre outros.
“a Camerata exibiu trabalho interessantíssimo, acionando com flagrante resultado artístico oito violonistas: Paulo Pedrassoli (dir.), Gaetano Galifi, Bruno Correia, Lenine Vasconcellos, Valmyr de Oliveira, Rogério Borda, Artur Gouvêa e Antônio Mello.” TRIBUNA DA IMPRENSA - Carlos Dantas






quarta-feira, agosto 20, 2003

 
Novo cd do Trio Madeira Brasil com Guilherme de Brito

O patrimônio do samba Guilherme de Brito lança mais uma obra-prima. Como se alguma coisa que ele tenha feito não o fosse. "A Flor e o Espinho", título também de um dos seus maiores sucessos, tem a primorosa produção de Moacyr Luz, que teve a tremenda inspiração de convidar o Trio Madeira Brasil para compor esse trabalho. Com arranjos do próprio Trio, que toca em todas as faixas, a regravação de grandes clássicos de Guilherme ganham uma leveza sem igual.

 
Lançada nova bio-discografia de Django Reinhardt

Esta bio-discografiagrafia trás em um formato fácil e acessível toda as informações relevantes sobre o a vida e obra do músico de jazz francês Django Reinhardt. O texto é complementado com resenhas, cartas e outros documentos para melhor inserir sua obra no contexto da época.



sábado, agosto 16, 2003

 
Fábio Zanon se apresenta hoje no RJ

Apresentação do violonista, que interpretará os 12 estudos de violão de Francisco Mignone, raras vezes executados no país, além de obras de Domenico Scarlatti e Bach. Sala Cecília Meireles: Rua da Lapa 47, Centro - 2224-4291. Sábado as 20h. R$ 10,00.

 
Trio de violões reúne duas feras do jazz e a brasileira Badi Assad

Imagine juntar três virtuosos do violão que nunca se encontraram e aproveitar a acústica da igreja de St. Peter, em Nova York, para gravá-los. Essa foi a idéia da gravadora nova-iorquina Chesky quando reuniu os violonistas norte-americanos Larry Coryell e John Abercrombie e a brasileira Badi Assad. O resultado é o disco Three Guitars. Distribuidor no Brasil ver aqui.

 
Acordo histórico entre gravadoras nacionais e editoras de música

A burocracia diminui consideravelmente, basta receber a autorização das editoras, não é preciso mais negociar o preço faixa a faixa com diferentes editoras. Não será mais preciso empatar capital ainda na fase de produção, podendo pagar somente depois que os discos forem vendidos (caso o sejam). Isto permitirá a produção de mais discos, talvez até mais ousados artisticamente. Os instrumentistas que não são compositores, serão os grandes beneficiados, já que muitas vezes para lançar seus CDs precisam recorrer a um repertório de segunda linha.



terça-feira, agosto 12, 2003

 
Novo cd de Badi Assad com Larry Coryell e John Abercrombie

Badi Assad está lançando o seu novo cd "Three Guitars" em que se apresenta acompanhada de Larry Coryell e John Abercrombie. O cd apresenta composições próprias, sendo as de Badi totalmente inéditas. Os músicos tocam em trio e em duo, com Badi ficando responsável pela percussão e vocalises. Pequenos trechos das músicas podem ser ouvidos aqui.

 
Bill Evans Guitar Book

Neste livro Sid Jacobs. que é um renomado professor do GIT, apresenta transcrições para o violão/guitarra de obras do pianista Bill Evans. O Livro inclui além das transcrições, instruções e analise de 14 peças de Bill Evans, nos tons originais e acompanhado de um CD com as gravações. A importãncia da obra de Bill Evans está principalmente em suas harmonizações complexas, que ainda servem como referencial para os músicos contemporâneos.





This page is powered by Blogger.



Click to subscribe to egberto_gismonti