Pagina do Violao 
  corner   



Página Inicial

Arquivos


Noticias, dicas e informaçoes sobre o violao brasileiro e internacional. e-mail: paginadoviolao@bol.com.br Lista de Discussao: http://br.groups.yahoo.com/group/ paginadoviolao/

 

quarta-feira, julho 30, 2003

 
8º Festival Nacional de Violão de Guaratinguetá

A Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, através de seu Departamento de Cultura, realiza o Festival Nacional de Violão “Dilermando Reis”.
Desde o ano de 1997, o evento vem crescendo com muita força. Em 2002, o Festival contou com o apoio da BASF e da TEKNO, da escola USEFAZ e, para hospedagem dos bolsistas participantes, da Escola de Especialistas de Aeronáutica – que cedeu os Hotéis de Trânsito.
O Festival é composto de master classes ministradas aos bolsistas pelos mestres da arte violonística e de concertos e recitais realizados no Centro de Atividades Educacionais da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, um espaço que possui 500 poltronas, mas que durante o Festival abrigou aproximadamente 800 pessoas, uma grande parte de pé. Em 2002 também houve o “Concurso de Intérpretes de Dilermando Reis de Guaratinguetá”, que foi realizado no último dia do Festival de Violão. Participaram diversos alunos de Universidades de Música e professores.
Há grandes mestres do violão que se projetam em nível internacional e que se apresentaram em Guaratinguetá e deram máster classes durante esses 7 anos de Festival: Paulo Bellinatti, Edélton Gloeden e Adélia Issa (violonista e cantora lírica), Trio Dilermando Reis (de Guaratinguetá), o Duo Irmãos Muner – Ângela Muner e Ilso Muner (violão e cravo), Duo Bartoloni – composto por Giacomo Bartoloni e Fábio Bartoloni, Marco Pereira (do Rio de Janeiro – está gravando um CD com uma série de músicas de Dilermando Reis), Eduardo Camenietzki (compositor para grandes séries da Rede Globo e de filmes brasileiros), Paulo Martelli (brasileiro radicado nos Estados Unidos), Paulo Porto Alegre (de São Paulo), Yamandu Costa (grande revelação na arte violonística brasileira, várias vezes premiado no exterior e no Brasil), Fábio Zanon (brasileiro radicado em Londres/Inglaterra), Axel Giudice (argentino radicado no Brasil), Guinga (do Rio de Janeiro – já foi indicado por 2 anos consecutivos ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”), Mário Ulloa (costarriquenho, mestre na Universidade Federal da Bahia), Márcia Braga (regente da Orquestra de Violões da cidade de Tatuí/SP), Edmauro de Oliveira (guaratinguetaense hoje radicado na Suíça), todos eles com um currículo extenso.

O Festival acontecerá de 20 (sábado) a 28 (sábado) de setembro. Haverá Recitais, Concertos, Workshops e Master Classes realizados por alguns dos mais renomados mestres na arte violonística.

Rua 7 de Setembro, no 69 - Centro - Guaratinguetá/SP - CEP: 12500-330 - Tel./Fax: (12) 3122-4058
Fax: (12) 3132-3162 - E-mail: cultura@iconet.com.br - Blog: www.cultura-guaratingueta.blogger.com.br




segunda-feira, julho 28, 2003

 
José Vieira Brandão – 1 Ano de Saudade

Homenagem ao maestro reúne vários artistas no Conservatório Brasileiro de Música
Na terça-feira, dia 29 de julho de 2003 às 18:30h haverá um recital no em homenagem ao compositor, regente, pianista e educador musical José Vieira Brandão, principal colaborador de Villa-Lobos no maior projeto de educação musical já realizado no Brasil e autor de significativa obra musical que inclui composições para diversas formações instrumentais e vocais.
O recital tem entrada franca e conta com a presença do tenor Ricardo Tuttmann, dos violonistas Paulo Pedrassoli e Gaetano Galifi, dos pianistas Talitha Peres e Luiz de Simone, da Camerata de Violões do CBM e do Coro Feminino José Vieira Brandão regido por Solange Pinto Mendonça.
No programa, a estréia mundial da peça “Valsa de Antigamente”, para violão, além de importantes obras da produção vocal e instrumental deste mestre do nacionalismo musical brasileiro.
José Vieira Brandão nasceu em Cambuquira-MG, em 26 de setembro de 1911. Estudou no Instituto Nacional de Música, aperfeiçoando-se em piano com Marguerite Long. Foi responsável por várias primeiras audições de obras de Villa-Lobos, dedicando-se mais tarde à composição e à regência coral. Compôs uma ópera (Máscaras, 1959), música orquestral, de câmara, peças para piano, para canto, coro a cappella, e uma Missa de Páscoa (1956). Fundador da cadeira n.36 da Academia Brasileira de Música, foi presidente do Conservatório Brasileiro de Música desde 1990 até o seu falecimento, em 27 de julho de 2002. (fonte: GROVE Ed.Concisa)
“O público poderá apreciar peças de substanciosa beleza musical, além de conhecer uma rara faceta da obra de José Vieira Brandão: a sua produção para violão solo, pequena em número mas superlativa em qualidades artísticas,e que terá sua primeira execução integral neste recital.” Exalta o coordenador do encontro, o violonista Paulo Pedrassoli.

terça-feira, dia 29 de julho de 2003 às 18:30h

local: Conservatório Brasileiro de Música - Auditório Lorenzo Fernandez

Av. Graça Aranha, 57 - 12º andar

Centro

Tel: 2240-6131

ENTRADA FRANCA




 
Steve Hackett lança DVD acústico

O ex guitarrista do Genesis está lançado um DVD em que mostra seu trabalho acústico em um show realizado, em Budapest, Hungria. Steve Hackett apresenta-se ao violão solo e também em trio acompanhado de seu irmão John Hackett na flauta e do tecladista Roger King.

 
Heitor Villa-Lobos e sua obra para violão

Neste ensaio (em inglês) para a revista mexicana Guitarrisimo, Orlando Fraga fala da obra para violão de Villa-Lobos.



quarta-feira, julho 23, 2003

 
Henrique Pinto lança novo cd com o Violão Câmara Trio


Altamente conceituado como didata do violão, Henrique Pinto grava novo cd com o Violão Câmara Trio, em nova formação.

 
Conheça o site de Chico Saraiva um dos finalistas dos prêmio Visa

Chico Saraiva é o único dos candidatos na final do prêmiio Visa que acontece hoje, que pode ser considerado um instrumentista conforme atesta o seu cd de estréia "Água".



domingo, julho 20, 2003

 
Novos sites de violonistas


Consagrado como a grande revelação do violão brasileiro Yamandu Costa inaugura o seu site. O grande Raphael Rabello também recebe uma homenagem com um site em seu tributo.

 
CURSO DE MÚSICA: Harmonia Funcional e Violão Aplicados a Canção Popular


A CRIARTE CASA DE ARTE & CULTURA, ONG artística e educacional, e o músico Fred Martins, estarão promovendo a aula inaugural gratuita do curso "HARMONIA FUNCIONAL APLICADA À CANÇÃO POPULAR" no próximo dia 04 de agosto de 2003 às 19h. Além deste curso, Fred estará ministrando aulas de violão para os interessados em se aprimorar neste instrumento, dentro do repertório popular brasileiro.

O curso de Harmonia busca, através de um equilíbrio entre prática e teoria, uma experiência consciente do fenômeno harmônico, servindo como estímulo à prática da composição. O curso de violão abordará de maneira integralmente prática a aplicação desses conceitos;

Tendo trabalhado nas transcrições dos Songbooks produzidos por Almir Chediak (como, por exemplo, os de Chico Buarque, Tom Jobim, Noel Rosa, Gilberto Gil e Caetano Veloso), Fred Martins tem músicas gravadas por Ney Matogrosso e Zélia Duncan, entre outros, e lança seu segundo CD ainda este ano.



CRIARTE CASA DE ARTE & CULTURA
ONG educacional e artística
Rua José Clemente, 30/ 2o andar- Centro - Niterói
Tel.: (21) 2719-6405 - 2620-2487
www.go.to/criarte criartecac@bol.com.br



quarta-feira, julho 16, 2003

 
Marco Pereira e Hamilton de Holanda em show com Zélia Duncan

"Todas as quartas de julho e de agosto vou apresentar o show "Eu me transformo em outras", cujo único verdadeiro pré-requisito é o prazer de cantar músicas que me fizeram ter o desejo incontrolável de me tornar cantora." Zélia Duncan

 
Site em tributo a Michael Hedges

Tablaturas, videos, fotos e lista de discussão, neste ótimo site dedicado a Michael Hedges.



domingo, julho 13, 2003

 
Yamandú Costa - Magia do instrumental

"Sou um violonista regional brasileiro", afirma Yamandú Costa, adepto assumido do improviso em suas incensadas performances ao vivo. Depois do primeiro disco solo, produto do 4º Prêmio Visa de MPB Instrumental que o revelou nacionalmente, o violonista prepara o segundo, que vai gravar de forma independente, com produção de Rogério Souza, que trabalha com o grupo Nó em Pingo d Água.

 
Entrevista com Henrique Pinto

Uma entrevista com Henrique Pinto, professor convidado do Festival Eleazar de Carvalho e um dos principais nomes do ensino de violão no País



sábado, julho 05, 2003

 
Leia entrevista de Badi Assad para o Sonic Plasma

Nesta entrevista (em ingles), Badi Assad fala de sua careira, do seu mais recente cd "Nowhere" e do novo cd que gravou com Larry Coryell e John Abercrombie a ser lançado pela Chesky.

 
Brian Gore lança CD com participaçao de Marco Pereira

No seu mais recente cd Brian Gore conta com a participac?o de Marco Pereira, Andrew York, Peppino D´Aggostino e Antonio Calogero seus companheiros em turnes da International Guitar Night onde violonistas de estilos diversos se apresentam solo, em duo e quarteto. Esta temporada os artistas convodados foram : Ralph Towner, Martin Taylor, Marco Pereira e Brian Gore, para as proximas temporadas estao previstas participaçoes de Guinga e Badi Assad.



quarta-feira, julho 02, 2003

 
Novo cd de Carlos Barbosa Lima "Natalia"


No cd "Natalia " o violonista Carlos Barbosa-Lima continua o conceito de seu ultimo CD, Mambo no.5, arranjando musicas Sul-Americanas e Caribenhas para violao solo e um pequeno grupo de percussao e baixo.

 
Agência e site em Paris promovem o instrumental

O produtor Toy Lima, responsavel pelo Chivas Jazz e ex-Heineken Concerts, lançou hoje, em Paris, a agência e o site Na Flauta, dedicados a divulgar a musica brasileira no exterior. Na reuniao entre produtores e jornalistas organizada para marcar o lançamento, que aconteceu na capital francesa, Toy plantou a semente do projeto que prevê a criaçao de festivais de choro, samba (autêntico) e ritmos nordestinos em Paris, ja a partir do ano que vem. No catalogo estao nomes como Roberto Menescal, Teresa Cristina, Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Banda Mantiqueira e Dom Salvador, entre muitos outros.




This page is powered by Blogger.



Click to subscribe to egberto_gismonti