Pagina do Violao 
  corner   



Página Inicial

Arquivos


Noticias, dicas e informaçoes sobre o violao brasileiro e internacional. e-mail: paginadoviolao@bol.com.br Lista de Discussao: http://br.groups.yahoo.com/group/ paginadoviolao/

 

sábado, maio 31, 2003

 
VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE VIOLÃO

Já em sua oitava edição, o Seminário Nacional de Violão
organizado pelo Conservatório Musical Mozart (São Paulo) destina-se a
intérpretes, professores, estudantes (universitários ou não) e demais
amantes da arte violonística. Nesta edição, o Seminário abordará o tema
MÚSICA ESPANHOLA PARA VIOLÃO NO SÉCULO XX: Repertório e intérpretes.

Conservatório Musical Mozart
14 e 15 de junho de 2003.
Rua Curumau, 22 - Interlagos
São Paulo - SP - BRASIL
04810-150
Fone / fax: (11) 5666.6152
www.cmozart.com.br


 
Página do Violão no Yahoogroups

Decidi abrir uma página no yahoogroups para quem quiser debater sobre violão em geral.



sábado, maio 24, 2003

 
Orquestra de Violões de Brasília na TV Senado

Programa "Conversa de Música"- gravado no Palácio do Itamaraty

Sábado, 24/05 às 14 h e 30 min.
Domingo, 25/05 às 20 h.
Segunda-feira, 26/05 às 19 h.

No cardápio musical, Heitor Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Ernesto Nazareth, Roberto Vitório, Pixinguinha e Otávio Souza. E sete composições de integrantes da Orquestra: Mateus Caetano, Écio Cunha, Zilmar Gustavo, Agilson Alcântara, Marcílio Cunha, Diego Galeno e Milena Tibúrcio.

Trata-se da apresentação do CD “À Moda Brasileira”, exclusivamente dedicado à música brasileira, com arranjos próprios, uma nova viagem pela diversidade sonora de 18 violões. O Cd teve a batuta dos violonistas Jaime Ernest Dias e Paulo André Tavares, a quem foi dedicado o trabalho.

A apresentação do CD, inserida no encarte, é assinada pelo violonista carioca Guinga, que afirma:

“Este trabalho é um ato de coragem e acima de tudo de pura ideologia. É um Brasil musical que deve ser entregue ao nosso povo para que ele possa se defrontar com as mais verdadeiras raízes tratadas afetuosamente e sobretudo de uma forma progressiva. A iniciativa vem de Brasília, lugar de convergências artísticas, culturais, humanas e espirituais. Esta é uma constatação, uma esperança e um exemplo.”

O CD foi gravado no Espaço Cultural da Anatel em apenas uma semana, de 7 a 13 de fevereiro de 2.003, sob os cuidados técnicos de José Luiz Costa (Gato) e Gustavo Cotomacci, tendo sido editado, mixado e masterizado na “Cia do Gato”, em São Paulo. Será lançado em, show no dia 11 de junho , na Sala Martins Pena do Teatro Nacion

“À Moda Brasileira” é prato cheio para os amantes da boa música. Mistura, na medida certa, ingredientes necessários de uma receita que não podia dar errado, exatamente porque coloca no mesmo caldeirão todos os temperos rítmicos da nossa brasilidade e, ainda, uma pitada de bom gosto.

“À Moda Brasileira” chega para brindar mais uma bela fase do trabalho dos instrumentistas da Orquestra de Violões de Brasília. Ao público, o prazer de saborear esta nova aventura musical .

 
David Russell plays Bach

Em seu novo cd David Russell, considerado um dos melhores violonistas da atualidade, interpreta Bach incluindo algumas de suas próprias transcrições.

 
Turíbio Santos na Classical Guitar Magazine

Túribio Santos aparece em destaque ne reportagem de capa da revista inglesa Classical Guitar Magazine de maio.



quarta-feira, maio 14, 2003

 
Leo Brouwer lança nova série de estudos para violão

Os famosos "20 Estudos Sencillos" de Leo Brouwer, tidos como uma das melhores séries de estudos para violão, juntamente com os de Villa Lobos, ganham agora um complemento com o lançamento de uma nova série.


 
Em CD, o melhor de Baden Powell

Caixa resgata com o merecido respeito a obra do genial violonista e compositor, cujos discos estavam praticamente indisponíveis em CD. Pacote reúne álbuns lançados entre 61 e 72 . Veja mais.




sexta-feira, maio 09, 2003

 
Caixa que resgata obra de Baden Powell mostra o toque carioca que ganhou mundo

Baden pode ser redescoberto na caixa “Baden Powell” (Universal, produzida por Carlos Alberto Sion e Tárik de Souza), 13 CDs dos LPs de Baden gravados para os selos Phillips, Elenco e Forma, entre 1959 e 1972, seu auge como instrumentista e compositor.

 
“ESTUDOS, PRELÚDIOS E DUOS (Carlos César Belém)

Companheiro inseparável” da música brasileira no choro, no samba, na bossa etc, o violão tem revelado através dos tempos o melhor de nossos compositores e instrumentistas. Na chamada música popular – de João Pernambuco a Guinga e Rafael Rabello, passando por Dilermano Reis, Dino 7 Cordas e Baden Powell – muitos ficaram conhecidos. Os estudos e prelúdios de Villa-Lobos – uma das mais importantes obras no mundo do violão – viabilizaram ao universo das salas de concertos e a grandes instrumentistas um mergulho profundo na musicalidade brasileira.

Agora, dentro de uma visão “novo milênio”, mas baseada na tradição do violão brasileiro, Carlos César Belém – compositor de grande sensibilidade – revela-nos admiravelmente o instrumento através de ESTUDOS, PRELÚDIOS E DUOS. Peças sofisticadas, mas de clara compreensão, expandem o acesso à sonoridade do violão e à proximidade com nossas mais ricas manifestações musicais – o choro, o samba, o baião, entre outras.

“É muito atraente, construtivo e inspirado o Violão Brasileiro - vinte peças inéditas para violão de Carlos César Belém. A coletânea atinge dois alvos excelentes: renova o repertório didático e cria um interesse maior pela música brasileira no jovem estudante.”
Turibio Santos – violonista, Diretor do Museu Villa-Lobos

“O compositor Carlos Belém escreveu uma série de vinte peças dedicadas ao violão: dez estudos, cinco prelúdios e cindo duetos.
O trabalho do compositor é voltado para os níveis básico e médio do estudo do violão. Estes são, justamente, os níveis onde existe maior carência de material didático. O aspecto didático do trabalho talvez seja sua maior virtude, já que explora os mais diferentes aspectos técnicos do violão de maneira fluente, lógica e agradável. O violão tem recebido grande atenção dos compositores contemporâneos que, para este instrumento, escreveram obras de grande importância musical. O trabalho de Carlos Belém vem acrescentar, de forma brilhante, mais uma viga junto às mais fortes que sustentam a qualidade do violão brasileiro. Parabéns!”
Marco Pereira – violonista, compositor, arranjador, Professor Doutor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro

“Tive a oportunidade de examinar com atenção as obras para violão do compositor Carlos César Belém. Minha primeira boa impressão foi visual, música muito bem escrita e apresentada em elegante editoração eletrônica realizada pelo autor. Começou bem, pensei. Depois veio a constatação prática de que seus estudos, prelúdios e duetos são, na realidade, importante contribuição para o repertório violonístico brasileiro, sobretudo (mas não apenas) no campo didático. A publicação deste material me parece oportuna e até mesmo urgente, já que preenche uma antiga lacuna em nosso mercado editorial específico.”
Paulo Pedrassoli – violonista, Diretor Musical da Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música

À venda mos seguintes locais :

Livraria Mário de Andrade / FUNARTE
(Pátio do Palácio Gustavo Capanema)
Rua da Imprensa, 16 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 20030-120
Tel.: 0055-21-2297.61.16 r.313
www.funarte.gov.br

Musimed Edições Musicais Imp. Exp. Ltda.
SDS Ed. Venâncio IV - Térreo Loja 14 - Parte A
Brasília - DF - Brasil - 70393-900
Telefax: 0055-61-226.04.78
www.musimed.com.br

Susanne Bach Comércio de Livros Ltda.
Rua Visconde de Caravelas, 17 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 22271-030
Tel.: 0055-21-2537.25.12 - Fax.: 0055-21-2527.69.40

Pedidos podem, ainda, ser feitos diretamente junto à Goldberg Edições Musicais, www.goldberg.art.br, goldberg@goldberg.art.br




terça-feira, maio 06, 2003

 
Lançado livro sobre Lutheria no Brasil

A publicação retrata o trabalho dos paulistas Luigi Bertelli (viola de arco) e Rafael Sando (violino), do paranaense radicado em São Paulo Izaías Batista de Oliveira (violoncelo), do carioca Sérgio Abreu (violão de seis cordas), do paulistano Paulo Gomes (contrabaixo), do capixaba radicado no Rio Jó Nunes (violão sete cordas), do paraibano João Batista Trajano dos Santos (cavaquinho) e do mineiro Vergílio Artur de Lima (viola). São quatro especialistas em instrumentos de arco e quatro dedilháveis, ditos eruditos e populares

 
Leia artigos sobre Dino Sete Cordas na revista Veredas

Reverenciado pela nata da MPB, Dino Sete Cordas mantém até hoje, aos 85 anos, um caso de amor com o violão. Ao lado de outros bambas da sétima corda, ele mostra seu talento este mês no CCBB-São Paulo. Veja mais.




domingo, maio 04, 2003

 
Guinga lança seu livro de partituras

O songbook A Música de Guinga (Editora Gryphus, 183 págs, R$ 54,00) apresenta 51 canções, partituradas e cifradas por Paulo Aragão e Carlos Chaves, do quarteto de violões Maogani. Traz, ainda, texto biográfico (em português e inglês: é enorme, e é crescente, o interesse pela obra de Guinga no exterior) assinado por Sérgio Cabral, além de fonografia completa. Veja mais.

 
Leandro Carvalho lança cd dedicado a obra de João Pacífico

Em fase de lançamento, o CD "Leandro Carvalho e o Brasil de João Pacifico" tem emocionado profundamente todos aqueles que já o ouviram. Promete ser mais uma contribuição de valor para a cultura brasileira.



sexta-feira, maio 02, 2003

 
Pat Metheny lança cd de violão solo "One Quiet Night"

O diferencial neste novo trabalho está no fato de que ele foi inteiramente gravado com apenas um violão , sem "overdubs" nem partes extras, sendo um cd totalmente de violão solo, em que o violão baritono produzido pela luthier Linda Manzer é utilizado. O repertório é composto na maior parte por músicas inéditas do próprio Pat Metheny e algumas versões de música de outros autores entre elas "My Song" de Keith Jarrett.

 
Vencedor do Grammy Latino 2001, Gilvan de Oliveira lança "Violão caipira" pela Kuarup

Em seu novo CD, o violonista Gilvan de Oliveira imprime tratamento virtuoso a peças de sua autoria e de compositores como Renato Teixeira e Tom Jobim.





This page is powered by Blogger.



Click to subscribe to egberto_gismonti