Pagina do Violao 
  corner   



Página Inicial

Arquivos


Noticias, dicas e informaçoes sobre o violao brasileiro e internacional. e-mail: paginadoviolao@bol.com.br Lista de Discussao: http://br.groups.yahoo.com/group/ paginadoviolao/

 

quinta-feira, dezembro 19, 2002

 
Cesar Camargo Mariano & Romero Lubambo - Duo

O pianista César Camargo Mariano lança o belo disco "Duo", em parceria com o violonista Romero Lubambo. Ouça aqui. Leia entrevista com César Camargo Mariano.

 
Raphael Rabello - Mestre Capiba


Último trabalho de Raphael Rabello, este CD lançado pela Acari Records trás parte da obra de Capiba, interpretada pelo virtuose e por grandes nomes da nossa música. Participam das gravações ao lado de Raphael, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Alceu Valença, Ney Matogrosso, João Bosco, Paulo Moura e Claudionor Germano – o maior interprete de Capiba.
Veja resenha 1, 2.



terça-feira, dezembro 17, 2002

 
Dica da Semana : cd "Dança dos Escravos" de Egberto Gismonti

Neste cd Egberto Gismonti dedica-se inteiramente ao violão, tratando-se do único album em sua obra totalmente voltado para o instrumento. Este mês estão sendo relançados em cd três importante albums de sua discografia "Carmo", "Circense" e "Trem Caipira" , dentro da série Brazil de A a Z. Veja também entrevista (eng) com Egberto.


 
Rádio Página do Violão

Ouça esta semana o cd "Duo" de César Camargo Mariano e Romero Lubambo



sexta-feira, dezembro 13, 2002

 
Gendai Guitar lança arranjo de Sérgio Assad para Quatro Estações Portenhas

A editora japonesa Gendai Guitar lançou os arranjos de Sérgio Assad para as peças de Astor Piazzolla, que anteriormente fora publicado apenas na revista Guitar Review. As "Quatro Estações Portenhas" consiste nas peças: Primavera Portenha, Verão Portenho, Outono Portenho e Inverno Portenho que foram brilhantemente gravadas por Eduardo Isaac em seu cd "The Four Seasons". Veja também entrevista de Sérgio Assad (eng).

 
Jacob do Bandolim ganha série de homenagens

Grandes músicos se reuniram na sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro, para a realização de um show que renderá o CD e DVD "Ao Jacob, Seus Bandolins" – ambos lançados pela Biscoito Fino. Pelo repertório de Jacob, desfilarão Altamiro Carrilho (flauta), Kiko Horta (acordeon), Armandinho e Nilze Carvalho (bandolins), Zé da Velha e Silvério Pontes (trombone e trumpete), Luiz Otávio Braga e Yamandu Costa (violões de 7 cordas), Mauricio Carrilho e João Lyra (violões de 6), Luciana Rabello (cavaquinho) e Celso Silva (pandeiro) e a Oficina de Choro da UFRJ, mais os bandolinIstas Pedro Amorim, Joel Nascimento, Déo Rian, Pedro Aragão, Bruno Rian e o conjunto Época de Ouro – grupo que teve seu pontapé inicial dado por Jacob.
Além do CD e DVD, a obra do artista também terá outras formas de divulgação e acesso. Suas partituras, fotos, gravações e pesquisas estavam prestes a se tornar banquete de traças ou da própria ação do tempo, mas foram salvas e recuperadas. Agora estão disponíveis através do Instituto Jacob do Bandolim (IJB).



quarta-feira, dezembro 11, 2002

 
Conheça a biografia dos mestres do choro brasileiro

Dentre os mestres do choro há a presença de vários violonistas como : Raphael Rabello, Garoto, Satyro Bilhar, João Pernambuco e Quincas Laranjeiras. Sendo que Raphael Rabello teve seu último trabalho, um cd dedicado ao compositor de frevos Capiba, lançado agora. Veja mais. Outro cd de interesse para quem gosta de choro é o "Villa Lobos por chorões", no qual a obra de Villa e revisitada por mestres do gênero.

 
Ouça entrevista e videos de Joyce online



segunda-feira, dezembro 09, 2002

 
Dica da Semana : Livro "Brazilian Music Workshop" - Antonio Adolfo


Este livro é direcionado a todos os intrumentos, cobrindo diferentes estilos da música brasileira como: Samba, Bossa Nova, Choro, Baião, Maracatu e Frevo. As características gerais de cada ritmo assim como a harmonia, ritmo, fraseado e ornamentação são descritas e demostradas no cd que acompanha o livro. Antonio Adolfo atualmente dirige e leciona no Centro Musical Antonio Adolfo, localizado no Rio de Janeiro, sem deixar de lado sua carreira como intérprete.


 
Rádio Página do Violão

Ouça esta semana o cd "Samba, Nova Geração" de Geraldo Vespar.



sábado, dezembro 07, 2002

 
Panorama Internacional do Violão reúne no Rio expoentes do instrumento

O Panorama Internacional do Violão reúne hoje e amanhã, na Sala Baden Powell, a veia jazzística do americano Ralph Towner, o samba do Recôncavo Baiano evocado por Roberto Mendes, os acordes clássicos da grega Elena Papandreau e o ecletismo do duo formado pelo uruguaio Eduardo Fernández e pelo japonês Schin-Ichi Fukuda. Veja programação completa abaixo.


 
Nelson Faria lança novo cd

O guitarrista e violonista Nelson Faria está lançando seu novo cd entitulado Nelson Faria em que toca apenas o violão. O cd alterna composições próprias e arranjos de cançôes conhecidas como Manhã de Carnaval, Carinhoso e Yesterday, contando com a participação de Toninho Horta, Paulo Moura e Richard Boukas entre outros. Nelson Faria também tem um importante trabalho na área de ensino, com vários livros lançados. No mês passado esteve se apresentando e ensinando música brasileira na Berklee College of Music - Boston -EUA e na Manhattan School of Music -Nova Iorque-EUA.



quinta-feira, dezembro 05, 2002

 
3º Panorama Internacional do Violão - 2º Dia

Sala Baden Powell
Av. N.Sra.de Copacabana, 360
Copacabana RJ
Tel: (21) 2548 0421

Ingresso: R$ 10,00 para todos os concertos do dia.

Programação do dia 8 de dezembro de 2002.

Domingo as 19:00 horas - Elena Papandreou

De Atenas chegará Elena Papandreou. Mostrará seu talento, sua habilidade, sua delicada e poética interpretação e um dedilhar de grande precisão. Vários compositores têm lhe dedicado obras tais como Nikos Mamangakis (entre muitas peças um concerto para violão e orquestra), Nikita Koshkin, Evangelos Boudounis e Dimitris Nicolau. Obteve o primeiro lugar em três concursos internacionais importantes: "Maria Callas" (Grécia), "Gargnano" (Italia), "Alessandria" (Itália) e um segundo lugar no "Guitar Foundation of America".

Domingo as 20:30horas - Shin-Ichi Fukuda e Eduardo Fernández

Shin-Ichi Fukuda e Eduardo Fernández apresentarão nesta 3ª Edição do Panorama Internacional do Violão um programa tão interessante e original quanto este encontro de duas culturas tão diversas. No repertório, clássicos do tango e composições contemporâneas, sempre tangueiras, como a Biografia de "La Comparsita" de autoria de Ana Torres. Neste concerto o grande público será apresentado ao compositor Toru Takemitsu e à uma bela peça de Leo Brouwer em homenagem a este importante autor do Século XX; ambas executadas em solo por Shin-Ichi Fukuda. Eduardo Fernández por sua vez executará a "Sonata", de Edison Denísov, seguramente em 1ª audição no Brasil.


 
Los Angeles Guitar Quartet lança novo site

O prestigiado quarteto de violões está com seu novo site, totalmente reformulado o site apresenta novas informações como uma interessante artigo (eng) sobre o grupo além de uma rádio online e informações sobre o último cd "Latin" (eng) .



terça-feira, dezembro 03, 2002

 
3º Panorama Internacional do Violão - 1º Dia

Sala Baden Powell
Av. N.Sra.de Copacabana, 360
Copacabana RJ
Tel: (21) 2548 0421

Ingresso: R$ 10,00 para todos os concertos do dia.

Programação do dia 7 de dezembro de 2002.

Sábado as 19:00 horas - Roberto Mendes

Com grande alegria o Panorama Internacional de Violão escolheu ROBERTO MENDES para fazer o concerto de abertura do evento. Chegando direto de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, para o palco da Sala Baden Powell, ROBERTO MENDES apresentará o seu trabalho 'Tradução das Chulas do Recôncavo'. Na região canavieira de Santo Amaro e Cachoeira ainda se encontra vestígios desta singular manifestação musical e cultural. Diferente do samba tradicional a chula tem outra cadência marcada pelas violas e palmas. Compositor, violonista e cantor, ROBERTO MENDES se apresentará acompanhado de PAULO DÁFILIN (violões e voz) e DA LUA na percussão.

Sábado as 20:30 horas ( 2º concerto da noite) - Ralph Towner

Sem dúvida um dos mais admirados violonistas do mundo. Com uma rigorosa formação de violonista clássico considera-se entretanto um músico de jazz. Antes de se fixar no violão teve o domínio técnico de vários instrumentos e este fato faz com que, nas suas performances, qualidades sonoras de outros instrumentos estejam presentes. Destaca-se pela sua brilhante capacidade de improvisação e pelo seu fino sentido de equilíbrio como compositor. Sua técnica coloca o virtuosismo, sempre aliado a uma grande emoção, num clima de drama e mistério. ANTHEN - "solene canção religiosa" é o título do seu ultimo CD. Seu concerto será baseado neste trabalho onde são reveladas as qualidades do artista como intérprete e compositor, sendo acrescentada a de arranjador quando escutamos "Goodbye Pork Pie Hat", homenagem de Charles Mingus a Lester Young, e Gloria's Step, de autoria
do contrabaixista Scott La Faro. Seus mais recentes trabalhos gravados além de "Anthen" são Live at Yoshi's com o grupo "Oregon" lançado em 2002 e "A Closer View" com o contrabaixista Gary Peacock. Acaba de lançar o livro "Ralph Towner guitar solos vol. one" pela GSP (Guitar Solo Publications) . Veja também entrevista (eng) onde Ralph Towner fala sobre seus mais recentes trabalhos.



 
Conheça weblog dedicado a Villa-Lobos

Neste weblog você fica atualizado sobre os últimos lançamentos referentes a obra de Villa-Lobos (em inglês), conheça também o Villa Lobos Website e a página oficial do Museu Villa-Lobos.



domingo, dezembro 01, 2002

 
Dica da Semana : "Solo Concert" e " Ana" - Ralph Towner













Aproveitando a presença de Ralph Towner esta semana no Rio de Janeiro onde fará uma apresentação no 3º Panorama Internacional do Violão, destacamos dois de seus cds de violão solo. O cd "Solo Concert", lançado em 1979, é uma gravação ao vivo de apresentações em Munique e Zurique. Neste cd o violão de aço (12 cordas)está mais presente e os destaques são as composições de Ralph Towner "Spirit Lake" e "Zoetrope" além de "Nardis" de Miles Davis, sendo esta no violão de cordas de nylon. O cd "Ana" foi lançado em 1997 e as faixas são dividas entre violões de aço e nylon, sendo que neste o destaque vão para as faixas executadas no violão de nylon como "Joyful Departure", "Green & Golden" e "Les Douzilles" todas compostas por Towner.




This page is powered by Blogger.



Click to subscribe to egberto_gismonti