Pagina do Violao 
  corner   



Página Inicial

Arquivos


Noticias, dicas e informaçoes sobre o violao brasileiro e internacional. e-mail: paginadoviolao@bol.com.br Lista de Discussao: http://br.groups.yahoo.com/group/ paginadoviolao/

 

quinta-feira, novembro 28, 2002

 
Leia entrevista com Jorma Kaukonen

O violonista Jorma Kaukonen é um dos principais expoentes do blues acústico, conhecido por suas participações nos grupos Jefferson Airplane e Hot Tuna, Jorma desenvolve também sua carreira solo, cuja o ultimo lançamento é o cd "Blue Country Heart".

 
Conheça as principais revistas sobre violão

Acoustic Guitar Magazine - Aborda o violão de todos os estilos.
Classical Guitar Magazine - Publicação dedicada ao violão erudito.
Fingerstyle Guitar Magazine - Aborda o violão de todos os estilos, acompanha cd com transcrições de músicas e workshops apresentados.
Guitar Review - Publicação dedicada ao violão erudito.
Soundboard > - Publicação dedicada ao violão erudito.
Violão Intercâmbio - Publicação dedicada ao violão erudito.




terça-feira, novembro 26, 2002

 
Lily Afshar lança novo cd "Possesion"


A violonista erudita Lily Afshar dedica o seu mais recente cd a compositores contemporâneos com as premieres de obras de Salvador Brotons, Barbara Kolb e Kamran Ince e peças de Bogdanovic, Brouwer, Barrios, Rodrigo e Gismonti (Água e Vinho).




 
Conheça mais sobre Django Reinhardt

O violonista Django Reinhardt é considerado um dos maiores improvisadores do violão, sua carreira se desenvolveu entre as décadas de 30 e 50 e sua música influencia diversos musicos até hoje. Leia sua biografia (eng) e conheça o Gypsy jazz Webside e o Django Reinhardt Documentation Center dedicados a ele.



domingo, novembro 24, 2002

 
Dica da Semana : "A Arte de Pontear Viola" - Roberto Côrrea


Neste livro Roberto Corrêa revela e disponibiliza didaticamente ao público os "segredos" de sua técnica, e introduz, no âmbito do conhecimento formal, o ensino e a aprendizagem da arte da viola.











sexta-feira, novembro 22, 2002

 
Conheça o luthier David Daily

O violonista brasileiro Aliéksey Vianna, que recentemente tirou o segundo lugar no GFA e venceu o SFIGC, toca um violão de David Daily, assim como Andrew York e Evan Hirschelman.

 
Fingerstyle Guitar Magazine


A revista Fingerstyle Guitar Magazine deste mês traz reportagens com Ulisses Rocha e Oscar Castro Neves além de um Workshop com Nelson Faria. A revista é acompanhada de um cd e também traz as transcrições e gravações de "Nós e as Horas" de Ulisses Rocha; "Triste" de Tom Jobim em arranjo de Nelson Faria, entre outras.





quarta-feira, novembro 20, 2002

 
150 Aniversário Francisco Tárrega

Tendo como motivo a comemoração do 150º aniversário de nascimento de Francisco Tárrega, o violonista José Luis Ruiz del Puerto, em colaboração com o Instituto Valenciano de Música (IVM), elaborou um projeto musical que servirá para conhecer com mais profundidade sua música e seu legado. Conheça as composições de Tárrega em partitura, midi e real audio.

 
Show de Alexandre Gismonti adiado do dia 7 será realizado amanhã

Ouça gravação inédita de Alexandre Gismonti tocando "Loro" de Egberto Gismonti, em um arranjo para violão solo, que pode ser baixada aqui. Veja mais sobre o show de amanhâ no SESC TIJUCA, no Rio de Janeiro.



segunda-feira, novembro 18, 2002

 
Violas registradas em disco

O disco, que deve ser lançado em janeiro de 2003, tem como tema a viola e os violeiros, universo bem conhecido pelos três músicos. Enquanto Roberto Corrêa e Paulo Freire, ambos na faixa dos 40 anos, representam uma nova geração de tocadores, seu Badia Medeiros, 63, simboliza a tradição na arte de violar. Conheça mais sobre a viola caipira.

 
Aprenda Blues acústico

O site Acoustic Guitar Workshop oferece aulas online e arquivos MP3 de músicas para violão "fingerstyle" para usuários cadastrados. Possui também algumas aulas grátis de blues acústico.



domingo, novembro 17, 2002

 
Dica da semana : "Dança dos Quatro Ventos" - Marco Pereira


Este cd de Marco Pereira foi editado na Bélgica pela GHA e contém algumas de suas mais conhecidas composições como: Num Pagode em Planaltina, Pixaim e Bate Coxa, além de arranjos de peças de Guinga, Egberto Gismonti e Baden Powell entre outros. Suas composições Baião Cansado, Frevo (Pixaim) e Samba Urbano, foram editadas recentemente no Brasil pela Musimed. Veja também entrevista (eng).



sexta-feira, novembro 15, 2002

 
Novo cd de Chico Lobo "Viola Caipira"


Um dos mais ativos violeiros da nova geração, o mineiro Chico Lobo se orgulha de ser caipira. Encarando a viola com respeito de solista virtuose, lança agora este seu 5º CD, o 3º com a Kuarup. Ouça o cd.



 
Brazilian Duos, de Luciana Souza, aterrissa no país pela Biscoito Fino

Luciana Souza, que se apresenta hoje e amanhã no Mistura Fina no Rio de Janeiro, terá o seu cd "Brazilian Duos" lançado no Brasil.
Veja mais sobre a carreira de Luciana.



quarta-feira, novembro 13, 2002

 
Luciana Souza lança cd em duos com violonistas


Neste cd de Luciana Souza participam Marco Pereira, Romero Lubambo e seu pai Walter Santos que nos anos 70 e 80 conduziu a importante gravadora Som da Gente, responsável por alguns dos melhores albuns de música instrumental lançados no Brasil no período.
Veja crítica (eng) do cd de Luciana.


 
Vozes da MPB afinam CD de Raphael Rabello

O resultado é uma homenagem de Rabello às músicas mais delicadas desse compositor -entre as quais não estão apenas frevos, mas sambas, serestas e outras canções- por meio das vozes de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gal Costa, Maria Bethânia, Alceu Valença e Claudionor Germano, o intérprete tradicional de seus frevos. Veja mais.



segunda-feira, novembro 11, 2002

 
Villa Lobos por chorões


A gravadora Kuarup, conhecida por seus excelentes albuns de música instrumental, está lançando um cd em que os melhores chorões brasileiros tocam os maiores sucessos de Villa-Lobos. Participam deste album : Henrique Cazes e Marcello Gonçalves, Paulo Sérgio Santos, Joel Nascimento e Sexteto Brasileiro, Luiz Otávio Braga, Rafael Rabello, Odair Assad, Sérgio Assad, Henrique Annes, Rabo de Lagartixa.

 
Juarez Moreira toca na Connecticut Classical Guitar Society

O violonista mineiro Juarez Moreira estará levando a música brasileira ao Connecticut Classical Guitar Society, em um evento direcionado ao público de violão erudito, que contará ainda com Johan Fostier (vencedor do GFA 2001) e Ana Vidovic. O mais recente cd de Juarez Moreira é Quadros Modernos, juntamente com Toninho Horta e Chiquito Braga



domingo, novembro 10, 2002

 
Dica da semana : Estudos para Violão numero 1 - Ulisses Rocha


O livro do violonista Ulisses Rocha apresenta dez estudos para violão, procurando oferecer ao estudante que queira trabalhar dentro de uma linguagem brasileira estudos de um nível de dificuldade intermediário.
Esta iniciativa é muito bem vinda pois obras de outros violonistas como Villa-Lobos, Garoto e Baden Powell na maior parte das vezes são encontradas somente em edições importadas, enquanto esta edição além de ter um custo acessível apresenta um trabalho de um compositor com grande experiência didática. O último trabalho de Ulisses Rocha é o cd Acoustic Lounge Café.



sexta-feira, novembro 08, 2002

 
Conheça o trabalho da luthier Linda Manzer

O violão da foto foi desenvolvido pela luthier Linda Manzer especialmente para Pat Metheny, que o tem usado em seus mais recentes cds. A luthier tem ainda como clientes: Milton Nascimento, Bruce Cockburn e Carlos Santana.


 
Arquivos midi de violão clássico

O site Classical Guitar Midi Arquives disponibiliza arquivos midi de composições para violão de todos os períodos, inclusive compositores brasileiros como Villa Lobos, Radamés Gnatalli e João Pernambuco.



quinta-feira, novembro 07, 2002

 
Renato Anesi lança novo cd "Rosa dos Tempos"


Renato Anesi conhece as cordas como ninguém. Além de multinstrumentista virtuoso, possuiu oficina de luteria, onde aprendeu e ensinou sobre corpo e alma dos violões. Nasceu no Rio de Janeiro e cresceu ouvindo Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Foi do Corda Coral, excelente trio de cordas em que a maioria das músicas interpretadas em CD homônimo já era de Anesi. Veja crítica do cd (é o quinto cd da página de resenhas), lançado pela gravadora Por do Som.



 
Leo Kottke lança novo cd "Clone"

O violonista americano Leo Kottke (eng) lançou em duo com o baixista Mike Gordon, da banda Phish, o cd "Clone". Leia as críticas (eng) do cd. Leo Kottke foi um dos primeiros violonistas populares a lançar albums inteiramente de violão solo, seu trabalho se baseia no folclore americano com o uso de violões de cordas de aço de 6 e 12 cordas, que viria a influenciar muito os violonistas da New Age como Michael Hedges (eng), Alex de Grassi (eng) e Will Ackerman. Veja entrevista (eng) deste inovador do violão e saiba quais as transcrições de suas músicas estão disponíveis.



quarta-feira, novembro 06, 2002

 
Conheça os grupos de discussão sobre música brasileira e violão.

Brazilian Guitar Arquives (eng) - Aqui você debater sobre sobre guitarra e violão brasileiro, em inglês.
Música Brasil - Música brasileira em geral, em português.
O Malho - Música brasileira do fim do Sec. XIX e início do Sec. XX, em português
Fórum Violão Erudito - Primeiro fórum de discussão em português criado no Brasil sobre Violão Clássico.
Saudades do Brasil (eng) - Música brasileira em geral, em inglês.



terça-feira, novembro 05, 2002

 
Armandinho em turnê com Tuncan Trio

O bandolinista Armandinho estará se apresentando de 15 a 26 de novembro em uma turnê americana juntamente com o grupo israelense Tuncan Trio (eng). Armandinho que ficou conhecido com seu trabalho com a Cor do Som e o trio elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar estará apresentando o repertório de seus mais recentes cds "Retocando o Choro" e " A Voz do Bandolim", ouça este último aqui.

 
Raphael Rabello interpreta Capiba

O disco é dedicado ao cantor e compositor pernambucano Capiba (1904-1997), mestre do frevo e excelente autor de valsas, sambas-canções e serestas, e traz suas músicas cantadas por convidados como Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. Veja mais.



segunda-feira, novembro 04, 2002

 
Hamilton de Holanda em Paris

O bandolinista Hamilton de Holanda está vivendo em Paris a quase um ano, estudando música, por ter vencido o Prêmio Icatu em 2001. O seu primeiro cd solo, que leva o seu nome, foi lançado aqui no Brasil este ano. Ouça o cd. Hamilton também tem cds gravados com Marco Pereira, Dois de Ouro, e o trio Bandeira Brasil, que também pode ser ouvido aqui.

 
Site de Badi Assad é reformulado

O site oficial da violonista Badi Assad foi reformulado e agora pode ser visualizado também em HTML, o que torna a navegação mais rápida. Badi também está lançando o novo cd "Nowhere" , a venda somente no site até o momento, veja abaixo:



domingo, novembro 03, 2002

 
Dica da Semana : John Williams - The Black Decameron

Neste cd John Williams interpreta aquele que é considerado um dos melhores concertos para violão e orquestra, o "Concerto de Toronto" (Concerto número 4) de Leo Brouwer, acompanhado pela London Sinfonietta. Veja mais sobre o mais recente album de John Williams.








sábado, novembro 02, 2002

 
Livro "Pumping Nylon" agora com DVD


O livro de técnica para violão "Pumping Nylon" de Scott Tennant (eng) é um dos livros mais bem sucedidos na sua área atualmente. Tanto que gerou um vídeo e uma série de livros de repertório do mesmo nome. Para coroar este sucesso foi lançado agora uma versão do livro acompanhado de um DVD. Scott Tennant é integrante do Los Angeles Guitar Quartet (eng), que recentemente lançou o cd "Latin". Veja também entrevista de Scott Tennat em português ou inglês (eng)


 
Alexandre Gismonti se lança em carreira solo

O violonista Alexandre Gismonti, filho de Egberto Gismonti, se lança em carreira solo em espetáculo produzido pela CRIARTE, a ser realizado no SESC Tijuca, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira 7 de novembro às 21:00h. Alexandre já vem se apresentando desde 1998 junto a Egberto em concertos por todo mundo e é considerado por Turíbio Santos como uma das maiores revelaçõs do violão brasileiro. O espetáculo é baseado na obra de Egberto Gismonti com músicas como "Palhaço", "Frevo" e "Loro" em arranjos de Alexandre para violão solo, que farão parte do repertório do seu primeiro cd a ser gravado pela ECM no próximo ano. Veja o programa do show.



sexta-feira, novembro 01, 2002

 
Gravadora americana se dedica a música brasileira

A gravadora Malandro Records é uma gravadora especializada em música brasileira de boa qualidade. Seus lançamentos, tem um bonito projeto gráfico com imagens do Rio de Janeiro antigo e incluem cds de especial interesse aos violonistas como:
Ulisses Rocha - Moleque
Trio da Paz (Romero Lubambo) - Partido Out
Paulinho Nogueira - Reflexões
Ulisses Rocha e Teco Cardoso - Caminhos Cruzados
Trio da Paz (Romero Lubambo) - Café
Veja também entrevista (eng) com Rick Warm, presidente da gravadora.

 
Violões se destacam no mercado brasileiro

Hoje em dia quando se fala dos violões de luthiers brasileiros, muitas são as possibilidades de se obter um instrumento de excelente qualidade, coisa que não acontecia há alguns anos atrás, quando os violonistas tinham que recorrer a instrumentos importados. Isso mostra que a arte da luthieria no Brasil vem se desenvolvendo ano a ano e com a grande vantagem de ter preços competitivos em relação ao similar importado, o que os torna uma opção também dentro do mercado internacional. Dentre esses instrumentos de alta qualidade, os violões de Roberto Gomes e Sérgio Abreu estão entre os que mais tem recebido elogios dos violonistas como podemos ver nos depoimentos abaixo:

"O Roberto Gomes está obtendo resultados excepcionais de ganho de volume sem excessiva perda das qualidades básicas de um bom violão, ao contrário do que tenho percebido em outros projetos de ganho de volume como o Dahmann ou Smalman. O ganho do violão Spiritus é de cerca de 20-30 % em volume, não é estória de pescador não. Além disso, ele tem a escala mais alta (como o Humphrey Millenium que o duo Assad usa) o que facilita muito o acesso às posições altas, depois da 12a casa."
Fábio Zanon

"Fiquei contente quando o Roberto Gomes disse que o Spiritus, ao contrário do Smalman ou a Dahmann, ainda tinha "som de violao". Se o Roberto Gomes está conseguindo juntar o útil ao agradável, com a escala levantada de brinde, deve ser um violaozão. Ele é um luthier de primeira, e está sempre procurando e experimentando."
Roberto Capocchi

"O violão do Sérgio Abreu foi possivelmente o primeiro violão feito no Brasil com competitividade no mercado internacional. É tão bom quanto qualquer outro violão de abeto feito no mundo hoje. Eu tenho a impressão de que é um violão bastante leve, de timbre doce e variado, de volume mediano mas com uma projeção muito direta que compensa o volume, de muito equilíbrio entre as partes. Como qualquer Hauser, Romanillos, etc. A única diferença é que os Hauser têm mais de 50 anos, então é difícil fazer uma comparação justa, mas acho que daqui a 30 anos meu Abreu terá uma categoria similar. "
Fábio Zanon

"Eu tenho um violão do Sérgio Abreu feito em 1988, e ele tem so melhorado com o tempo. O que eu acho impressionante no trabalho do Sérgio é que ele comecou a fazer violões com uma idéia bem clara do que ele queria, então em vez de fazer experiências mirabolantes (não que eu seja contra...) ele tem aperfeicoado o violão dele numa direcao definida. Por exemplo, dei um curso em Spokane no ano passado, e tinha um cara com um Abreu de Jacarandá lindo, e toquei o bis do concerto com ele. Impressionante, como era parecido com o meu. Musicalmente, o violão responde muito bem a mudança de cores, e a gente acaba incorporando mudanças de timbre junto com as mudanças de dinâmica. É um violão que "canta" bem, tem um sustain legal, e responde ao vibrato fácil. "
Roberto Capocchi

"Sou um feliz possuidor de um violão feito pelo Sérgio Abreu em 1988, de orelha de onça e posso dizer que é um violão muito rico em nuances e com um som básico muito bonito. É um violão que não perdoa uma execução defeituosa. Soa mal nas mãos de quem não tem bom som, mas soa lindamente quando bem tocado. Em minha opinião, é um dos grandes violões da atualidade, em âmbito mundial."
Paulo Pedrassoli




This page is powered by Blogger.



Click to subscribe to egberto_gismonti